Série “Playlist”, do escritor paulistano Leandro Schulai, mergulha nas décadas e conta histórias através de contos inspirados em diversos hits nacionais e internacionais.
As músicas fazem parte de nossas vidas desde que nos “entendemos por gente”, em diversas situações. Não importa a fase, não importa o ano. Quem nunca se emocionou ao ouvir uma música em um momento de felicidade ou em uma fase ruim da vida? Quem nunca teve uma “trilha sonora” de momentos especiais? Eu, com certeza, tive e vários. Afinal, já dizia um famoso filósofo: “sem música, a vida seria um erro”.
E como a música faz parte da história de cada um de nós, já imaginaram se elas fossem registradas em um livro?
Pois essa é a ideia da série “Playlist”, lançada pelo escritor paulistano Leandro Schulai há 02 anos. Com dois livros já lançados, “Playlist - Vidas em Singles”, cujas histórias acontecem na década de 2010 e “Playlist - Vidas em Medley” cujas histórias mergulham na década de 1980, possuem contos - histórias curtas e independentes - de diversos temas que são baseadas em músicas de sucesso de artistas nacionais e internacionais, como Roupa Nova, Taylor Swift, The Police, Capital Inicial, entre outros.
Inclusive, já comentei sobre os dois livros separadamente. Caso você não tenha visto os posts das resenhas de cada um, é só acessar seus respectivos links “Resenha: Playlist - Vidas em Singles” e “Resenha: Playlist - Vidas em Medley” bem aqui no blog.
Sinopse “Vidas em Singles”: Qual o impacto da música? O quanto ela é importante na sua vida? Você tem uma trilha sonora para seus momentos mais marcantes? Essa é a proposta do livro Playlist - Vidas em Singles. Com músicas que retratam a atualidade, o livro nos trás histórias alegres, tristes, comoventes e reflexivas que tratam desde temas como suicídio, xenofobia e novas tecnologias ao já cotidiano amor mal resolvido ou uma noitada com amigos. São histórias inspiradas em músicas dos mais diversos estilos, desde o Eletrônico até o Sertanejo raiz.
Sinopse “Vidas em Medley”: Qual o impacto da música? O quanto ela é importante na sua vida? Você tem uma trilha sonora para seus momentos mais marcantes? Essa é a proposta do livro Playlist - Vidas em Medley, segundo volume da série playlist. Com músicas que retratam a magia e nostalgia dos anos 80, o livro nos trás histórias alegres, tristes, comoventes e reflexivas que tratam desde temas como a explosão do HIV na década até a passagem do cometa Halley, a queda do muro de Berlim e a forma como as pessoas se comunicavam. São histórias inspiradas em músicas dos mais diversos estilos, desde o Eletrônico até o Sertanejo raiz. Esta obra busca revolucionar a forma como consumimos literatura nos tempos atuais, unificando duas mídias de entretenimento uma única obra!
Sabe aquela vontade que todos que, assim como eu, são apaixonados por livros temos de atualizar a leitura, mas não tem tempo de ler devido à correria do dia a dia? Com os livros da série Playlist, isso não é um problema.
Os livros possuem um formato de CD e tem, cada um, dez contos que são inspirados em algumas músicas e mesmo seus títulos tem a ver com a letra e com a história que se passa.
Conheça as músicas que inspiram as histórias do livro Playlist - Vidas em Singles
1. Guns & Roses - November Rain
2. Avicii - Waiting For Love
3. Taylor Swift - Back To December
4. Mike Odfield - Nuclear
5. Capital Inicial - Eu Nunca Disse Adeus
6. Of Monsters And Men - Love Love Love
7. Pearl Jam - Last Kiss
8. Raphsody - Emerald Sword
9. Linkin Park - Heavy
10. Chitãozinho & Xororó - Deixei de ser Cowboy por Ela
Conheça as músicas que inspiram as histórias do livro Playlist - Vidas em Medley
1. Exagerado – Cazuza
2. Tempo perdido – Legião Urbana
3. Like a prayer – Madonna
4. Lanterna dos Afogados – Os Paralamas do Sucesso
5. Every breath you take – The Police
6. Save a prayer – Duran Duran
7. Hoje a noite não tem luar – Menudo
8. Take on me – A-ha
9. Dona – Roupa Nova
São livros leves e uma leitura gostosa de se fazer, mesmo no metrô, no ônibus ou na pausa do almoço. Eu gosto como o Leandro trabalhou diversos assuntos de forma única: tem temas de perda, família, luta, amizades e, é claro, amor - sejam eles totalmente ficcionais ou baseados em fatos reais.
Os livros da série “Playlist” tem uma trilha sonora maravilhosa e que com toda certeza já marcou a vida de muitas pessoas e nesta obra, cada uma delas irá trazer histórias bem escritas, com identidade própria, além de transbordar sua unicidade. Cada história é curtinha, clara e simples, não nos deixando dúvidas e nos fazendo pular de uma história a outra muito rápido, ou seja, devoramos o livro facilmente.
Lembro que estive no lançamento do primeiro livro - Vidas em Singles - em 2018, na tarde de autógrafos, e fiquei em um cantinho lendo. É uma leitura tão prazerosa e que te prende com facilidade que, quando percebi, já tinha acabado de ler antes do evento acabar!
Os personagens carregam seu toque de realidade e mesclam suas histórias de amor, felicidades e tristezas com as letras. O autor tem uma escrita que se mescla e se mantém fiel a sua proposta inicial até o final na leitura, sempre coerente com a ideia da obra. Fica clara a paixão pela época e pelas músicas, isso nos encanta de tal forma que quando se é mencionado o nome de uma canção já lemos cantando a música em questão.
O livro está bem trabalhado, com uma diagramação linda e de qualidade. É fácil perceber que a editora casou bem com o autor, assim como seu projeto. A capa combina com o tema e o envolve como uma luva, além de que, quando os quatro livros forem lançados, suas respectivas capas se unem como se fossem uma imagem apenas. Uma ideia incrível de direção de arte.
Estou bem ansiosa para os dois últimos livros dessa série, que vão abordar os anos 1990 e os anos 2000. Cada volume será lançado anualmente e todos são/serão publicados pela Andross Editora, sob o selo Simbiose. As histórias de cada livro são independentes entre si, por isso podem ser lidas na ordem que o leitor desejar.
Tenho minhas histórias favoritas de cada livro, mas não darei nenhum tipo de spoiler só para despertar a curiosidade de vocês. Vale MUITO a pena como uma dica para seu período de quarentena não ser tão pesado! Fica a dica: apreciem cada vez mais a literatura brasileira atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário