quarta-feira, 9 de junho de 2021

Minhas Experiências com a Shopee - Versão 2021

 Oi pessoal, tudo certinho? Peço milhões de desculpas pela minha ausência aqui nessa blogosfera (alguém ainda usa esse termo???? hahahaha) pois além das mudanças do blog - como a nova identidade visual, houve muitas outras mudanças em minha vida de modo geral. A maioria delas boas, algumas nem tanto...mas ''vamo que vamo''.

Esse post é uma continuação...em outubro de 2020 eu escrevi aqui sobre a Shopee Brasil e minhas primeiras experiências como compradora e como vendedora na plataforma. Não imaginei que meu relato chegaria à tantas pessoas e as ajudariam. FICO EXTREMAMENTE FELIZ COM ISSO!

Claro que, dê lá para cá (junho de 2021), muitas regras e atualizações aconteceram na Shopee e como o primeiro post já está muito grande, resolvi fazer essa parte 02, contando o que houve de diferente e o que está valendo atualmente. Aviso pra prestarem atenção  na data desse post, pois dependendo de quando você o ver no futuro - pode ter havido mais atualizações.

E, claro, minha lojinha está completamente atualizada com novos itens à venda para todos os gostos, entre produtos novos e seminovos em ótimo estado. 

É só visitar o link: https://www.shopee.com.br/jujubaluba

O QUE MUDOU DE OUTUBRO DE 2020 PRA CÁ?

Fiz uma lista com os pontos que mudaram na shopee desde o primeiro post (além de esclarecer umas dúvidas nos comentários que deixaram para mim no post anterior, como uma ajuda geral):
 
- O FRETE CONTINUA GRÁTIS, mas tem um porém: agora existem cupons de frete grátis limitados por mês e pode variar dependendo do mês e do valor (ex: frete grátis acima de um valor X no mês X). Por isso, eu sempre recomendo buscar os canais oficiais da shopee para saber o que está valendo em determinado mês (eu estou escrevendo em maio de 2021, nos meses anteriores pode ter sido diferente e nos próximos meses poderá mudar novamente).

- TEMPO PARA ENVIO: Após a confirmação do pagamento do comprador sobre o seu produto (que aí o site vai liberar a etiqueta + declaração de conteúdo para serem anexadas em seu pacote - seja ele caixa de papelão ou aqueles sacos plásticos próprios para envio de encomendas), você imprime esses documentos que falei (etiqueta + declaração, em papel sulfite mesmo) e cola em sua encomenda e leva você mesmo aos correios mais próximo de sua residência, trabalho, etc...quem tem que levar a encomenda nos correios é você, querido vendedor! Mas não se preocupe, você NÃO IRÁ PAGAR NENHUMA TAXA AOS CORREIOS pois o frete é pago pelo site da shopee (caso o comprador tenha usado corretamente o cupom de frete grátis que esteja valendo no mês) ou então o cobrador paga a diferença caso não haja o cumprimento das regras de frete grátis do site no mês vigente. O vendedor não paga nada e se alguém do correios cobrar algo de você, estranhe pois há algo errado.

- NOTA FISCAL: Como eu uso a conta com meu CPF (não tenho CNPJ de vendedora online pois não é meu trabalho principal), eu não sei como funciona a parte de nota fiscal. Sei que no meu caso, o que vale como se fosse a NF é a declaração de conteúdo, que é anexada em cada embalagem de produto que vendo.
 
- PRAZO DE ENVIO: Veja em sua central do vendedor, na aba "Meus pedidos". Dependendo do produto, tem prazo diferente. FIQUE DE OLHO SEMPRE!
 
- CRIE SUA LOJA: Quer criar a sua loja na Shopee? Acesse esse link aqui e siga as instruções dadas pelo próprio site - https://seller.shopee.com.br/ - mas ATENÇÃO: quem já possui uma loja na Shopee fique de olho em sua central do vendedor pois a partir de 10 de junho TODOS OS VENDEDORES que tem loja no site precisam fazer uma atualização de cadastro (só clicar nesse mesmo link que divulguei, fazer login em sua loja e seguir as instruções de atualização, como divulgado nesse link - https://seller.shopee.com.br/edu/article/7705?smtt=3.10212630).

- E A SUA LOJA, JUJUBA? Eu vendi uns 80% do meu estoque de produtos até o início desse ano. Fiquei extremamente feliz com o resultado! No momento (09/06/2021) minha loja está vazia e ainda tem algumas coisas comigo aqui ainda paradas para vender, mas logo pretendo me organizar, catalogar tudo, fotografar e publicar para vender - e quando estiver disponível, avisarei em meu instagram @jujubaluba e em novo post.

Bem, por enquanto é isso. Se tiverem mais dúvidas, deixem nos comentários desse post aqui que eu vou respondendo (caso eu saiba) ou atualize esse post. Beijos à todos.

4 comentários:

  1. ola boa noite estou com muita duvida sobre o frete para vendedor,estou cadastrando meus produtos na shopee e pede o peso da embalagem dependendo da medida e peso está saindo mais caro doque o produto,gostaria de vender meias pra aproveitar esse frio e futuramante sapatos vc pode me ajudar por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse no post Giovana, faz um tempo que não vendo nada pois vendi a maioria das minhas coisas. Vi que andou tendo mais mudanças após eu ter publicado esse texto...eu vou tentar descobrir quais as diferenças e se ainda vale a pena, o que eu for descobrindo com o tempo eu atualizo esse texto aqui. Mas agora (03/07/2021) não consigo te ajudar. Desculpa =(

      Excluir
  2. Nossa, você esclareceu várias dúvidas que eu tinha! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. oie Jujuba! Brigado pelo post esclareceu muita coisa, só tenho uma dúvida: eu coloco o produto nos correios apenas depois do pagamento do comprador ser confirmado? obrigado desde já <3

    ResponderExcluir